segredos-de-um-escandalo
Imagem: Diamond Films/ Divulgação

Em Segredos de Um Escândalo, a atriz Elizabeth (Natalie Portman) está atrás de seu próximo grande papel. Em um filme independente, a protagonista quer contar a história do casal Gracie (Julianne Moore) e Joe (Charles Melton). O relacionamento dos dois começou quando o rapaz tinha apenas 13 anos, o que causou um escândalo nos jornais, na cidade e resultou na prisão da mulher.

O ator Melton é conhecido por seu papel de coadjuvante em Riverdale (2017-2023), e recebeu sua primeira grande chance em um filme cheio de estrelas, contracenando com duas vencedoras do Oscar, Julianne Moore e Natalie Portman. O ator de 33 anos vai muito bem e ganha destaque na produção.

Com uma trama tão polêmica, o filme do diretor Todd Haynes (Carol), tem tudo para chamar a atenção do público e despertar a curiosidade sobre esse caso que aconteceu em 1996.

Veja o trailer

Existem coisas nada sutis na trama – close de câmera típico de momento chocante em novela e uma metáfora pouco elaborada com uma borboleta cuidada por Joe. Esse tipo de coisa me incomoda, mas aqui essa artificialidade funciona. Afinal, as duas protagonistas desse filme estão interpretando seus respectivos papéis. Elizabeth usa a arte para tentar se transformar em outra pessoa, enquanto Gracie controla uma bolha artificial que pode explodir a qualquer momento.

Gracie é delicada, usa tons claros, chora copiosamente e fala com um sotaque doce, até mesmo quando diz os maiores absurdos e crueldades. Elizabeth chega como a garota urbana da cidade grande e, visualmente e mentalmente, vai adotando o estilo de Gracie para fazer suas próprias vítimas. E o filme acompanha essa eterna brincadeira de teatro, onde não se esconde que tudo aquilo é encenado. O único que não percebeu estar envolvido no jogo é Joe – parecendo uma mosca que percebeu estar preso numa teia tarde demais.

A transformação da personagem de Portman no decorrer do filme é um dos destaques do filme. A relação de Elizabeth e Gracie é volátil e tênue simultaneamente. Julianne Moore tem espaço para brilhar e entregar possivelmente uma de suas atuações mais importantes. Ela é quem segura a história, pois precisa lidar tanto com o jovem quanto com a atriz.

A atuação da dupla é magnífica, mas quem faturou os primeiros prêmios foi Melton. O astro de Riverdale recebeu as estatuetas de melhor ator coadjuvante no New York Film Critics Circle Award, no National Society of Film Critics Award e no Gotham Independent Film Award.

Segredos de um Escândalo, que é uma adaptação de uma história real de pedofilia, vai continuar no circuito de premiações. Ao contrário do que aconteceu no Globo de Ouro, o filme de Todd Haynes deve receber múltiplas nomeações no Oscar.

Conheça a história real que inspirou o filme

O elenco também conta com Chris Tenzis, Andrea Frankle, Gabriel Chung, Elizabeth Yu e Mikenzie Taylor.

Segredos de um Escândalo estreia hoje (18) nos cinemas.