Tipos-de-Gentileza
Cena de Tipos de Gentileza (Divulgação)

O diretor e roteirista Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas), a atriz vencedora do Oscar Emma Stone, Willem Dafoe e Jesse Plemons se reúnem em Tipos de Gentileza. O filme é um retorno de Lanthimos ao humor bizarro, brutal e degenerado do início da sua carreira, mas agora com um grande orçamento.

A obra é uma antologia, que reúne três histórias independentes que tematizam a gentileza, com o revezamento dos atores principais interpretando personagens diferentes.

O primeiro, e o melhor dos três, segue Robert (Jesse Plemons), um homem que vive uma vida completamente regrada e determinada por seu chefe, Raymond (Willem Dafoe). Ele lista suas atividades para o patrão e cumpre as tarefas que lhe são passadas. Quando Raymond ordena que o protagonista cause um acidente de trânsito, jogando seu carro sobre outro no meio do tráfego, Robert decide romper o ciclo vicioso com o chefe, dando início a uma série de contratempos e revezes em sua vida.

No segundo, Plemons é Daniel, um policial casado com Liz (Emma Stone), uma pesquisadora de recifes que desaparece numa viagem de trabalho. Quando ela finalmente é encontrada e volta para casa, ele começa a suspeitar que aquela não seja realmente sua mulher, levando essa desconfiança às últimas consequências. E por fim, o mais longo dos três, Emily (Stone) e Andrew (Plemons) são dois “missionários” de um culto bizarro liderado por Omi (Dafoe) e Aka (Hong Chau), encarregados de encontrar uma gêmea capaz de ressuscitar os mortos.

O ótimo elenco é o que faz funcionar as reviravoltas inesperadas de Tipos de Gentileza. Emma Stone se tornou uma especialista no tom registrado do cineasta grego, se torando indispensável, assim como a trilha incômoda e dissonante de Jerskin Fendrix, e a brihante atuação de Jesse Plemons.

Plemons é o protagoniza nos dois primeiros episódios, e tem um papel importante no terceiro, o ator comanda a narrativa com expressões dúbia, sendo elas perfeitas para o universo de Lanthimos. O ator rouba a cena no primeiro episódio e entrega cenas que surpreendem e chocam o espectador com equilíbrio. Já Dafoe, é coadjuvando nos três episódios, mas isso não o faz ficar para trás, sua atuação causa repulsa e pavor apenas com um olhar, com falas improváveis em um tom doce e assustador.

O resultado, ainda que irregular, como qualquer filme de episódios, é divertido, especialmente para os fãs do modo bizarro do cineasta. Quem não gosta ou tem sensibilidades mais delicadas deve passar longe.

Tipos de Gentileza estreia nos cinemas dia 22 de agosto.