fonte: dicastrowebdesign.com

Toda vez que se faz um levantamento sobre o uso das redes sociais em diversos países, os brasileiros estão no topo dos que mais usam essas ferramentas. Mas esta semana, uma pesquisa da Gartner realizada em 11 países demonstrou que os brasileiros estão entre os mais cansados dessas mídias.  Será mesmo?

A pesquisa da consultoria ouviu 6,3 mil pessoas entre 13 e 74 anos de idade, em 11 países desenvolvidos e emergentes. No Brasil, a pesquisa ouviu 581 pessoas e revelou que o Orkut ainda é o líder de usuários, seguido pelo YouTube e pelo Facebook. (Este dado do Orkut é outra polêmica que rende outro post aqui no blog. Empresas estão descartando fortalecer a sua marca no Orkut, sendo que ela ainda é preferência dos brasileiros nas redes sociais).

Os usuários foram questionados sobre como usam e quais são suas opiniões sobre sites de redes sociais. Uma das razões apontadas pelos internautas dos que disseram menos animados, foi problemas relacionados à privacidade, atingindo 33% dos entrevistados. Em seguida, vem a superficialidade dos comentários postados por outros usuários.

A reflexão que faço desta pesquisa é: o problema está na quantidade de amigos que a maioria aceita sem ao menos conhecer; só para fazer volume e compartilhar informações que não gostaria que todos soubessem. Nem tudo precisa ser compartilhado, ainda mais problemas pessoais, nestas horas ligar para um amigo funciona mais. O resultado é este incômodo com a privacidade e na superficialidade dos comentários, revelados na pesquisa.  Se o Google + vai “pegar” ninguém sabe ainda. O que se sabe é que ele está entrando com tudo com foco na privacidade de compartilhamento das informações com os círculos que o próprio usuário cria.

Referências: G1 e Folha de São Paulo

INFOGRÁFICO FOLHA DE SÃO PAULO