A relação entre esportes e liderança

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Há tempos os médicos “martelam” sobre a necessidade da prática de exercícios físicos para o bem-estar geral, liberando serotoninas e outras substâncias químicas. Os neurocientistas também atestam que os exercícios regulares “limpam” a mente, deixando o raciocínio mais claro e aumentando o foco.
Agora, uma pesquisa mundial feita pela Ernst & Young revela a relação entre os esportes e o desenvolvimento de habilidades de liderança. Pelo levantamento, feito com 821 executivos, dos quais 40% eram mulheres, a prática de exercícios aumenta a capacidade de motivar equipes para executivas mulheres.

Alto escalão leva esporte a sério
Quanto mais no topo as mulheres estão na carreira, mais regularidade praticam as atividades esportivas. Cerca de 67% das executivas C-level praticam esportes com regularidade diante de 55% das mulheres em outras posições de liderança. No geral, a maioria das mulheres ouvidas (90%) praticaram esportes em idade escolar ou durante a faculdade. A pesquisa constatou ainda que 72% das mulheres acreditam que indivíduos envolvidos com alguma prática esportiva são mais eficientes trabalhando em equipe. Perto de 76% das mulheres apontam que comportamentos trazidos pelo esporte podem melhorar o desempenho das equipes no trabalho.

Habilidades aglutinadas pelo esporte
De acordo com Beth Brooke, vice-presidente global de Políticas Públicas na Ernst & Young e uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, as executivas reconhecem nas habilidades aprendidas por meio das competições como ingrediente essencial para motivar equipes e melhorar o desempenho no mundo corporativo. “Esta pesquisa valida o papel fundamental que os esportes têm para líderes femininas em desenvolvimento”, aponta Beth.

Que tal começar com o primeiro passo?
A divulgação da pesquisa faz parte do programa “Women Athletes Global Leadership Network”, uma rede de contatos que quer reunir mulheres esportistas e ex-atletas que tenham deixado a carreira esportiva para entrar em áreas como empreendedorismo, empresas ou trabalhos em organizações não governamentais e governos. O objetivo é facilitar a transição de quem ainda está nas quadras por meio do networking e de programas de mentoria.

Diferenciais
“É muito claro para nós que atletas femininas adquirem disciplina, perseverança, foco e confiança. Essas são habilidades fundamentais para a liderar”, explica Beth Brooke, que jogava basquete na universidade. Ela adiciona que atletas já são empreendedoras por natureza, uma vez que precisam gerir a própria carreira. No entanto, não percebem que possuem essas competências e que são fundamentais para a formação de líderes também em outras áreas que não sejam o esporte. “Queremos que as mulheres percebam isso enquanto ainda são atletas para que possam fazer uma transição mais suave quando a carreira esportiva acabar”, diz.

Curtas
*  No próximo dia 27 de junho a SOFHAR Gestão & Tecnologia realiza na Celepar uma palestra sobre segurança da informação. O evento, em parceria com a Symantec, vai abordar questões como estratégias de segurança, o crescimento das inseguranças e análise de problemas relacionados à segurança da informação. O encontro acontece a partir das 14h no auditório Jarbas Pessoa de Oliveira, na Celepar.
* O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná (IBEF PR) traz a Curitiba no dia 4 de julho o superintendente do Grupo Liberty Brasil, Klaus Barreta. Ele vem abordar os mecanismos de proteção dos administradores diante de suas responsabilidades legais nas empresas onde atuam. Informações: 3016-2499.
* As lojas do Extra de Curitiba tiveram crescimento de 8% em comparação ao mesmo período de 2012 nas vendas da padaria. Com as quedas de temperatura no mês de junho, a expectativa é aumentar a produção e a venda tanto de pães especiais como dos tradicionais em 15% em comparação ao mesmo período de 2012.
* O Clube Curitibano sedia os 30 anos de carreira dos Paralamas do Sucesso. O show acontece no dia 29 de junho a partir das 21h.
* Novo produto gastronômico do Radisson Hotel: A Feijoada “Beats and Beans” vai trazer alta gastronomia e multi atrações culturais e de entretenimento, todos os sábados, no hotel Radisson. Combina a alta gastronomia da hotelaria  ao toque da experiente chef Cleuza  Reis,  a sonorização de DJS da AIMEC, mostras fotográficas, além de circuito de exposições de pintura, escultura e intervenções artísticas. Av. Sete de Setembro, 5190 ( em frente Praça do Japão), aos sábados, horário: 13h às 17h.

“As melhores empresas se concentram em seus pontos fortes e tornam os fracos irrelevantes. Isso funciona bem para as pessoas também”
(Marcus Buckingham)