Na última semana, Chapecó sediou a 4ª edição da Arq Design Week, reunindo profissionais de arquitetura, engenharia e decoração para uma série de palestras, workshops e visitas técnicas. O evento, organizado pelo Núcleo D em parceria com empresas associadas e patrocinado por ACASEL, ELETTROMEC e PIONEIRA ARGAMASSAS ESPECIAIS, teve como objetivo promover aprendizado, networking e atualização sobre as principais tendências do mercado.

IMG-20240826-WA0003
Josane Schmitz, presidente da Associação Nucleo D, durante a abertura oficial da Arq Design Week, a arquiteta, artista plástica e proprietária do escritório DOMA Arquitetura Patricia Pomerantzeff e a jornalista Melissa Mussi Crédito Elizandro Giacomini

A palestra de abertura contou com a presença da arquiteta Patricia Pomerantzeff, proprietária do escritório DOMA Arquitetura e criadora do maior canal de arquitetura do Brasil no YouTube, com quase 1,2 milhão de seguidores. Patricia abordou temas fundamentais, como a importância de encantar o cliente desde o primeiro contato, especialmente via redes sociais, destacando a necessidade de um atendimento personalizado e uma comunicação eficaz. Ela ressaltou a importância de entender profundamente os desejos do cliente para garantir que a visão deste seja fielmente traduzida em cada detalhe do projeto. Além disso, compartilhou sua experiência no crescimento de sua presença digital, explicando como se posicionar nas redes sociais para construir um Instagram influente. Patricia enfatizou a importância da frequência, consistência e disciplina nas postagens, além da curadoria cuidadosa dos projetos compartilhados, alinhados ao perfil desejado.

IMG-20240826-WA0002
Crédito Elizandro Giacomini

Nos dias seguintes, o evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras sobre conforto acústico com Edison Claro de Moraes, revestimentos de alumínio com Ezy Color, e um talk sobre mercado de luxo com Bruno Hofman Netto. Outros destaques foram a palestra “Design: Transcendência e Sentido” por Daniela Ferro, e o talk “Empreender com a Neuroarquitetura” por Karla Pimentel. A semana encerrou-se no dia 23 de agosto com um evento exclusivo para convidados, celebrando os 18 anos da Associação Núcleo D.

Decorações criativas para renovar quartos infantis e estimular aprendizado e autonomia

O quarto é o primeiro e o último ambiente que visitamos todos os dias. Para as crianças, o espaço é muito mais que um local para dormir ou estudar — é uma oportunidade para exercitar a criatividade, brincar e explorar seu entorno. Por isso, não podem faltar estímulos sensoriais, cores e texturas que incentivem a curiosidade e estimulem a imaginação. 

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Juliana Meda, ressalta a importância do quarto no desenvolvimento infantil, enfatizando que a decoração pode transformar o ambiente em um espaço lúdico. “O quarto infantil tem um impacto extraordinário no desenvolvimento da criança, influenciando não apenas o bem-estar físico, mas também emocional e cognitivo. A decoração desempenha um papel fundamental ao criar um ambiente recreativo e alegre, onde o menor se sinta livre para explorar”, destaca.

  1. Decoração temática (Icon – Campinas)
IMG-20240826-WA0004
Decoração temática no empreendimento Icon, em Campinas (SP).
Divulgação Grupo A.Yoshii

“Promover um ambiente onde a criança se sinta ‘em casa’ dentro do próprio quarto auxilia em diversos aspectos. Uma decoração temática, harmonizada com brinquedos e enfeites, favorece o desenvolvimento cognitivo e o bem-estar”, explica Juliana. No decorado do empreendimento Icon, em Campinas (SP), o quarto se destaca com a utilização de quadros, enfeites e brinquedos de dinossauro, estimulando a criatividade infantil. 

A decoração do quarto infantil deve considerar a altura das crianças, oferecendo soluções que estejam ao alcance do seu olhar. Uma opção prática são as prateleiras mais baixas para livros e outros objetos, permitindo que eles estejam ao alcance das mãos. Isso promove a curiosidade e facilita o acesso aos itens, incentivando a autonomia dos pequenos.

  1. Unindo amor e responsabilidade (Vision – Maringá)
IMG-20240826-WA0006
Unindo amor e responsabilidade no empreendimento Vision, em Maringá (PR).
Divulgação Grupo A.Yoshii

Um aspecto importante para o desenvolvimento social infantil é a responsabilidade, que pode ser enfatizada a partir da decoração e do planejamento do quarto. Para as crianças que adoram cachorros, o Vision, em Maringá (PR), traz a ideia perfeita: além do papel de parede com imagens de cachorros, a decoração inclui um tapete em formato de osso e uma caminha para o pet ao lado da cama da criança. A decoração temática também é uma forma de valorizar a personalidade da criança e torná-la mais inserida no ambiente, utilizando gostos, cores, personagens, atividades, esportes e brincadeiras que ressaltam a individualidade dos pequenos. 

  1.     Móveis e objetos adequados à criança (Casa Cambuí – Campinas)
IMG-20240826-WA0009
Móveis e objetos adequados à criança no empreendimento Casa Cambuí, em Campinas (SP).
Divulgação Grupo A.Yoshii

Como um espaço que impacta diretamente no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças, é crucial que os móveis e objetos sejam seguros e ergonômicos, promovendo a saúde e o bem-estar. Em Campinas (SP), o decorado do Casa Cambuí apresenta um ambiente confortável, com móveis que proporcionam sensação de aconchego e segurança. Cadeiras e mesas mais baixas ou pufes adequados ao tamanho das crianças são boas opções, garantindo autonomia na hora de sentar e levantar.

  1.     Paredes coloridas têm impacto significativo (Solaia–Curitiba)
IMG-20240826-WA0001
Paredes coloridas têm impacto significativo no empreendimento Solaia Garden Home Resort, em Curitiba (PR).
Divulgação Grupo A.Yoshii

As cores desempenham um papel importante em questões como qualidade do sono, relaxamento, estímulo da criatividade e energia. Para as crianças, a escolha das cores pode transmitir diversas sensações. No lançamento Solaia Garden Home Resort, em Curitiba (PR), o decorado apresenta um quarto infantil com paredes em tons de verde, proporcionando um sentimento de calma. 

Ainda, elementos lúdicos, como a estampa de dinossauro, podem ser o ponto focal no quarto infantil. Por mais que seja desenhada, a parede é minimalista, com tons suaves e neutros, incorporando elementos sensoriais que estimulam a criatividade sem exagerar. 

  1.     Boa luminosidade (Horizon–Maringá)
IMG-20240826-WA0005
Boa luminosidade no empreendimento Horizon, em Maringá (PR).
Divulgação Grupo A.Yoshii

A iluminação é fundamental para qualquer cômodo, capaz  de transformar ambientes. Para um quarto infantil, usar a criatividade na escolha dos tipos de luminárias, abajures e lustres pode agradar muito as crianças. Em Maringá (PR), o Horizon possui um decorado com luminárias em formato de borboleta, trazendo toques de beleza, feminilidade e delicadeza.