Magenta na Casa Cor Peru 2019. O vigor e exuberância da cor ganha outra magnitude após a pandemia de Covid-19. Foto: Casa Cor/Reprodução

Eleitas anualmente após um longo processo de estudo, as cores do ano refletem a interpretação do momento em que vivemos pelos institutos e empresas de design. A partir da observação das transformações sociais, culturais, políticas e tendências de consumo e de mudanças de comportamento, as instituições transformam essas informações em algo não verbal. A cor, por si só, carrega emoção e mensagem.

Para 2023, a tradução do zeitgeist pela Pantone, Sherwin-Williams e Suvinil foi a mesma: a procura do ser humano por uma reconexão com a natureza. As cores escolhidas, no entanto, diferem bastante entre si. Enquanto a Pantone divulgou um magenta, a Sherwin-Williams aposta em um neutro rosado e a Suvinil, em um tom terroso alaranjado.

Mas as três trilharam caminhos parecidos, especialmente por ter sido após uma das experiências coletivas e globais mais fortes do último século, a pandemia do coronavírus descoberto em 2019. Os três estudos apontaram para uma necessidade de reconexão com a natureza em um mundo dominado pela tecnologia. Tons que inspiram vigor, descanso e energia são as respostas das marcas para inspirar esse 2023.

Entenda a mensagem que cada uma delas traz para o ambiente e decoração:

Pantone: Viva Magenta

O Viva Magenta (Pantone 18-1750) é um carmim vibrante inspirado no corante natural proveniente das cochonilhas, um dos mais brilhantes do mundo. Sua intensidade exuberante tornará qualquer móvel um ponto central na composição do cômodo.

Em paredes, dará vigor ao ambiente e trará energia e personalidade – se fosse uma pessoa, o Viva Magenta seria extrovertida, alegre e gentil. Em materiais, a cor pode ser um toque de ousadia para estampas ou acabamentos, especialmente se combinado a verniz e brilho. Combinada a outras cores em tom sobre tom, o resultado pode ser romântico e sedutor, lembrando as tonalidades de um buquê de flores.

Sherwin-Williams: Meu caminho

A Sherwin-Williams aproximou-se do oposto da Pantone: em vez de afirmar potência, trouxe um tom neutro como sua cor do ano, a “Meu Caminho” (SW 9081). A coloração puxa para um rosado e inspira a contemplação, empatia e compaixão.

A cor “Meu Caminho”, um neutro rosado, é a escolha da Sherwin-Williams para 2023. Foto: Sherwin-Williams/Divulgação

O estudo da Sherwin-Williams se chama “Terra” e é composto de 40 cores divididas em quatro paletas com predominância de tons neutros claros, com poucas cores escuras e chamativas. As mais fortes são cores frias, como o azul (Índigo) e os verdes (Pavão Misterioso e Couve) e a mais vibrante, um amarelo (Canarinho).

A sugestão é usar a cor “Meu Caminho” em paredes, portas ou acabamentos em ambientes com tecidos naturais e materiais como madeira, terracota e cerâmica. Esta combinação convida ao relaxamento e reconexão consigo e com os outros, sendo uma ótima escolha para ambientes de convivência e cômodos para descanso.

Suvinil: Calcita Alaranjada

No meio do caminho entre a exuberância do magenta e a placidez do neutro rosado, a Calcita Alaranjada, eleita pela Suvinil como a cor de 2023, é um tom terroso enérgico, mas pouco saturado. A cor comunica criatividade, esperança e inspira a recuperação psíquica após um período de estresse e medo coletivo, causado pela Covid-19.

Calcita Alaranjada nas paredes e tons similares no estofamento da poltrona e no tapete foram usados na instalação da Suvinil da DW! em 2022. Foto: André Klotz/Divulgação

A cor foi a primeira (e por enquanto, a única) da Suvinil produzida com pigmentação natural, a partir da combinação de diferentes argilas, e traz um acabamento com textura à parede. Além dela, a Suvinil divulgou 25 cores divididas em cinco paletas em que predominam cores com pouca saturação, com tons neutros e apaziguados em sua maioria. A paleta A Empolgada é a que traz as cores mais intensas e contrastantes entre si, representando um dos comportamentos do consumidor pós-pandemia.

Cada paleta traz um mood personificado em um personagem. Além de A Empolgada, há A Exausta, A Otimista, A Conectada e A Cibernética. A aplicação de cada uma dessas paletas vai resultar em um ambiente diferente: descanso, esperança, criatividade, paz e euforia.