O desejo por uma vida mais simples e em contato com a natureza tem impulsionado o minimalismo, refletido na tendência das tiny houses, moradias pequenas e modulares que geram menos desperdício e podem ser transportadas. Esse modelo sustentável será um dos temas discutidos no XI Congresso Nacional Moveleiro, nos dias 1 e 2 de outubro, em Curitiba, organizado pela Fiep e ABIMÓVEL. No evento, os participantes poderão visitar uma Casa Conceito, projetada pela AEF Construções Modulares, totalmente mobiliada e funcional, representando essa tendência de construção.

foto2
Vila São Luis do Purunã_Crédito Raphael Sobania

A Casa Conceito, com 55 metros quadrados, é pré-fabricada em módulos e pode ser montada em cerca de seis horas no terreno do cliente. As tiny houses são construídas com materiais recicláveis e utilizam energia renovável, oferecendo uma solução sustentável e prática. Esse tipo de moradia tem atraído casais jovens sem filhos e idosos em busca de uma vida mais contemplativa. Além disso, a construção modular reduz o tempo de entrega, sendo finalizada em aproximadamente 60 dias, com menor impacto ambiental em comparação aos métodos tradicionais.

O mobiliário da Casa Conceito foi desenvolvido em parceria com empresas associadas ao Projeto Brazilian Furniture. Entre os destaques estão o Balanço Cariri da Lovato, a mesa de jantar Ticiano da Century, e peças de Kless Móveis, Gralha Azul, e designers como Bruno Faucz e Ramon Zancanaro. As peças utilizam materiais sustentáveis, como madeira de reflorestamento, MDF certificado, alumínio e corda náutica, demonstrando o compromisso do setor com práticas ecológicas.

House Flipping: Cibraco, co.flipping e co.investe trazem um novo olhar para ativos imobili

O mercado imobiliário de Curitiba (PR) ganha uma nova oportunidade com a entrada do House Flipping, uma estratégia já consolidada em países como os Estados Unidos e Europa. A Cibraco, com mais de 80 anos de experiência, se uniu à co.flipping e à co.investe para lançar a Atualiza, com foco em reformar apartamentos antigos em áreas valorizadas da cidade, como Água Verde e Juvevê. Esses imóveis, embora bem localizados e com características como cômodos maiores, precisam ser atualizados para se tornarem mais atrativos no mercado. A proposta é reformá-los, maximizando sua rentabilidade e acelerando a venda, com todo o processo de reforma sendo gerido pela Atualiza.

foto1
Sidney Axelrud, André Gabinio e Alberto Costa, Camila Izique e Diana Axelrud
Crédito: Gabriel Spinardi

A estratégia envolve pesquisas de mercado para definir as melhores intervenções, buscando criar ambientes modernos e eficientes. Além de otimizar a iluminação e ventilação naturais, as reformas utilizam materiais de qualidade e soluções que melhoram o consumo energético, como lâmpadas e aquecedores mais eficientes. A ideia é entregar imóveis prontos para morar, mantendo características históricas e arquitetônicas. O House Flipping oferece uma oportunidade segura e rentável de investimento, especialmente em um mercado imobiliário aquecido, com a demanda crescente e o aumento dos preços dos imóveis novos.