Nos últimos anos, o design de escritórios evoluiu significativamente para criar ambientes mais flexíveis, confortáveis e sustentáveis, refletindo as novas formas de trabalho e a preocupação com o bem-estar dos funcionários. Rafaella Tombini, diretora da Tombini Móveis Corporativos, destaca que o design atual foca em espaços multifuncionais e adaptáveis, com forte integração tecnológica para facilitar o trabalho híbrido e remoto. “Há uma ênfase na criação de ambientes multifuncionais que podem ser reconfigurados conforme necessário, além da integração da tecnologia, que se tornou essencial para facilitar o trabalho híbrido e remoto”, afirma Rafaella.

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Móveis Tombini. Crédito Divulgação

A arquiteta Maiara Faria reforça essa visão ao apontar que espaços híbridos, com áreas colaborativas e de concentração individual, são prioridade nas tendências de design. “Esses ambientes podem se adaptar às diferentes necessidades, proporcionando tanto áreas colaborativas quanto espaços de concentração individual”, explica Maiara. Além disso, ela destaca a incorporação de elementos biofílicos e móveis ergonômicos, que contribuem para o conforto e a produtividade dos funcionários. “Os móveis deixaram de ser apenas peças funcionais e passaram a ser parte integrante da identidade da empresa”, comenta.

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Arquiteta Maiara Faria. Arquivo Pessoal

A sustentabilidade é outra prioridade no design de escritórios modernos, com uma crescente demanda por materiais reciclados e processos de baixo impacto ambiental. Rafaella enfatiza que “os fabricantes estão adotando práticas que promovem a durabilidade e a reutilização dos móveis, reduzindo o desperdício e incentivando uma economia circular”. Maiara complementa afirmando que a preocupação ambiental está presente desde a escolha dos materiais até os processos de fabricação, buscando criar produtos duráveis e recicláveis. “Empresas e designers estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental e buscam criar produtos que tenham uma longa vida útil, que sejam recicláveis e produzidos de maneira ética”, conclui Maiara.

PINAH é entregue aos moradores

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A Construtora Laguna oficializou a entrega do décimo quarto empreendimento ao longo dos 28 anos de sua história. Localizado em um dos endereços mais charmosos e nobres da capital, a Alameda Presidente Taunay, o PINAH é uma celebração à natureza e o primeiro empreendimento residencial da América Latina em processo de certificação WELL.

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Flavio Schiavon, André Marin e Gabriel Raad. Crédito Patricia Amancio

As 32 residências suspensas estão cercadas de elementos naturais, e ⅓ do terreno está ocupado por um bosque com 13 araucárias preservadas, mais de 80 árvores nativas, algumas frutíferas, para atrair pássaros e aves, como a gralha azul, beija-flor e tucano.  “A natureza também está presente, além da vegetação, nas formas da escada escultórica, na escolha dos materiais como a madeira e o mármore e os grandes panos de vidro, trazendo acolhimento para todos que chegam. As pessoas vão se sentir ao ar livre”, conta Jayme Bernardo, arquiteto responsável pelo projeto de interiores do PINAH. Uma pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry (Revista Mundial de Psiquiatria Biológica) aponta que incorporar atividades ao ar livre e momentos de conexão com a natureza na rotina diária altera até a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região envolvida no planejamento, na regulação das ações e no desempenho cognitivo.

Arte além da natureza
Considerado um marco para a cidade, pelo projeto arquitetônico, localização e, também, pelo bosque particular, o PINAH recebeu uma curadoria de obras de arte feita por Jayme Bernardo e Zilda Fraletti.  Já na entrada do edifício, a escultura de Alfi Vivern dá as boas-vindas aos moradores e entorno.

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Eduardo Bragança e Zilda Fraletti no evento de entrega do PINAH. Crédito Patricia Amancio

Nos acessos aos elevadores e áreas comuns estão peças de Cristina Barrancos, mineira reconhecida pela arte abstrata. Quadros de Ana Serafin também compõem os ambientes. Dona de uma poética própria e reconhecida, Ana vê a tela em branco como um veículo para explorar a liberdade das formas e da cor. Por isso, sua pintura aproxima e emociona. Para completar a seleção, o lobby principal ganhou uma escultura em alumínio de Marilene Ropelato, paranaense que está há 25 anos no mercado de artes plásticas e já expôs no Carrousel do Louvre, em Paris, e na Mostra Internacional de Arte, no principado de Liechtenstein. Todas as escolhas foram inspiradas no conceito do PINAH e criadas exclusivamente para o empreendimento, trazendo o verde para remeter ao bosque e a natureza.