Exposições “O Limiar do Tempo” e “Talvez busque um lugar onde já estou” na Galeria Zilda Fraletti

Por Melissa Mussi | assessoria@melissamussi.com.br
foto2

Rogério Ghomes, Zilda Fraletti, Marcus André, Carlos Cavet Crédito: Gerson Lima

A Galeria Zilda Fraletti, que celebra 40 anos em 2024, apresenta as exposições “O Limiar do Tempo”, de Marcus André, e “Talvez busque um lugar onde já estou – Latitude: -25.4284, Longitude: -49.2733 25° 25′ 42′′ Sul, 49° 16′ 24′′”, de Rogério Ghomes. As duas mostras estarão em cartaz até o dia 9 de novembro, explorando as fronteiras entre tempo, espaço e identidade através de diferentes linguagens artísticas.

Marcus André, em sua exposição “O Limiar do Tempo”, investiga a relação entre o tempo, a mente e o espaço. Suas pinturas tensionam o contraste entre formas regulares e irregulares, propondo uma fusão entre tradição e inovação. As obras convidam o espectador a refletir sobre a transitoriedade e a interação entre o ser humano e o ambiente.

Já Rogério Ghomes, em “Talvez busque um lugar onde já estou”, une pintura e fotografia de maneira simbólica. Suas impressões em canvas e colagens, inspiradas em mestres como Morandi, Cézanne e Geraldo de Barros, exploram a interação entre o olhar fotográfico e o universo pictórico. A obra-título faz referência a coordenadas geográficas que remetem à identidade, enquanto a série ViVAViDA combina fotografia, pintura e tipografia, e as Compotas Afetivas materializam memórias afetivas.

Local: Galeria Zilda Fraletti 

Endereço: Avenida do Batel, 1750, lojas 07, 08, 10 e 12 – Batel 

Entrada gratuita

Hype Empreendimentos é a 1ª empresa do Brasil a conquistar o selo GBC Biodiversidade

O Green Building Council Brasil (GBC) lançou o selo GBC Biodiversidade, que reconhece projetos paisagísticos voltados para a preservação ambiental. A Hype Empreendimentos, com seu projeto da Casa Hype, foi a primeira no Brasil a receber essa certificação. Com 100% das espécies nativas no paisagismo, o projeto superou a exigência mínima de 75%. Localizada em um chalé dos anos 70, a Casa Hype homenageia a história dos antigos moradores e combina sustentabilidade e preservação, destacando-se como um exemplo de integração entre passado e futuro.

O selo GBC Biodiversidade exige que projetos utilizem espécies nativas, removam invasoras e incluam plantas que promovam a biodiversidade, como árvores frutíferas e flores que atraem polinizadores. Para Felipe Augusto Faria, CEO do GBC Brasil, o objetivo é estimular o mercado da construção a adotar práticas de regeneração ambiental. Já para a Hype, essa conquista representa anos de dedicação à sustentabilidade, com a promessa de aplicar os mesmos conceitos em futuros empreendimentos.

Hudson Melo abre individual na Artestil

O piauiense Hudson Melo abre a exposição “Muitos Caminhos”, na Artestil Galeria de Arte, em Curitiba, neste sábado, dia 19 de outubro. A mostra traz obras que exploram o movimento das pessoas e as imagens do cotidiano, destacando gestos, cores e figuras. Hudson descreve suas obras como “uma materialização das cenas urbanas, nas quais observa o vai e vem das pessoas, ora em sintonia, ora em caos”.

A exposição reflete sua busca por retratar o mínimo e o máximo dos detalhes do dia a dia, como sacolas nas mãos e olhares nas ruas, revelando a essência de um cenário que, para ele, é repleto de significados. Com um estilo que funde o figurativo e o abstrato, Hudson cria personagens tridimensionais e símbolos marcados pela leveza dos traços e pela intensidade das cores. Sua obra é, ao mesmo tempo, delicada e intensa. “Meu trabalho tem muita presença na figura humana, é muito figurativa, com elementos que trazem uma leitura direta, são relações, discussões que acredito”, explica.

Crédito: Cristina Franzon

Hudson Melo, nascido em 1986 em Teresina, no Piauí, é um artista autodidata que traz personagens da infância para suas obras. Com uma pintura com forte inspiração no graffiti e na arte urbana contemporânea, Hudson já participou de diversas exposições coletivas e festivais de arte urbana, no Brasil e no exterior, explorando diversas técnicas como graffiti, muralismo e pintura a óleo. Em 2022, celebrou os 100 anos da Semana de Arte Moderna com um mural na Artestil, reafirmando seu compromisso com a arte e o cotidiano. Em 2007, fez uma exposição individual no Teatro João Paulo II, em Teresina, Piauí. Já em 2009, circulou com a exposição individual “MOTOR”, pelo Sesc,

Com mais de 40 anos de história, a Artestil é uma das mais tradicionais galerias da região Sul do Brasil. Sob a condução de Liliana Cabral, a galeria representa artistas paranaenses, nomes nacionais e internacionais das artes visuais.

SERVIÇO:

Abertura: 19 de outubro, das 11 às 14 horas

Exposição: de 19 de outubro a 22 de novembro de 2024

Horário: Segunda a sexta, das 9h30 às 18h30. Nos sábados das 9h30 às 13h30;

Local: Artestil Galeria de Arte Batel. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663, Curitiba-PR.