A Masotti Curitiba celebra, em 2024, sete anos sob a administração do empresário Rogério Lemos. Durante este período, a loja superou desafios significativos, incluindo os impactos da pandemia, para se consolidar como um dos principais nomes no mercado ArqDecor paranaense. Com dois anos (2022 e 23) positivos, a empresa se prepara para um novo ciclo de expansão, incluindo a ampliação da estrutura física e uma meta ambiciosa de aumentar o faturamento em 50% a partir de 2025.

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Irmgard Zinke e Rogério Lemos, proprietários da Masotti Curitiba. Crédito Marcelo Elias

Rogério Lemos, que começou sua carreira na Masotti aos 19 anos, tem uma trajetória de sucesso que reflete seu comprometimento e visão estratégica. Ele assumiu a loja de Curitiba após uma experiência bem-sucedida na Masotti Floripa, onde, em 2001, reposicionou a marca na capital catarinense e ampliou seu foco para escritórios de arquitetura e design, além de diversificar o mix de produtos oferecidos.

“A história da nossa loja, de certa maneira, mistura-se com a da Masotti nacional,” destaca Lemos. “Comecei como vendedor na sede em Gramado, onde aprendi a importância do esmero no processo produtivo dos móveis. Essa experiência foi fundamental para minha trajetória e para o crescimento das lojas que gerenciei”, relembra.

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Rogério Lemos. Crédito: Divulgação Masotti

Sob sua liderança, a Masotti Florianópolis passou a participar de importantes eventos de arquitetura, como CASACOR SC em que colaborou com o arquiteto Rico Mendonça, resultando em um aumento significativo no faturamento. Essa experiência foi crucial quando Rogério decidiu assumir a loja de Curitiba, uma cidade com um comportamento de mercado distinto e com uma marca que também necessitava de reposicionamento.

“Ao entrar no mercado curitibano, sabíamos que seria um desafio, mas também uma oportunidade de mostrar nossa capacidade de adaptação e inovação,” comenta Lemos. “Com uma equipe qualificada e uma estratégia focada em diversificar nossos nichos de mercado, conseguimos não só estabilizar, mas também expandir nossa presença”, pontua

Atualmente, a Masotti Curitiba conta com mais de 45 colaboradores diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e se destacando como uma referência no setor. A loja, que começou como um desafio pessoal para Rogério Lemos, hoje se consolida como uma potência no mercado, pronta para novos desafios e conquistas.

“Estamos apenas começando,” afirma o empresário. “A expansão física e o aumento do faturamento são os próximos passos naturais para consolidar ainda mais nossa marca no Paraná e continuar contribuindo para o crescimento do setor ArqDecor na região”, finaliza.

Emoção na hora da compra

Felicidade, tristeza, raiva, medo e “nojinho”. Desde 2015, essas cinco emoções ganharam forma de personagens e passaram a fazer parte do imaginário da cultura pop, quando foi lançada a animação “DivertidaMente”, filme da Disney Pixar. A sequência estreou esse ano e vem sendo sucesso pelos cinemas de todo o mundo, trazendo o reforço de novas emoções: vergonha, tédio, inveja e ansiedade. Mas, como é possível trabalhar com a influência das emoções em um processo de compra e venda imobiliária?

A temática foi abordada pela especialista Tizi Weber, doutora em comportamento do consumidor, em palestra para corretores de imóveis, consultores e profissionais da Imóveis de Primeira, hub de soluções imobiliárias de Curitiba.

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A doutora em comportamento do consumidor Tizi Weber (Crédito: Amanda Queiroz).

“São muitas as emoções envolvidas no processo de compra, desde medo, aflição, orgulho e determinação. As emoções são transitórias e como um processo de compra é complexo, com muitos influenciadores, passa a envolver muitas emoções. Um estudo feito por uma pesquisa de mestrado no Rio Grande do Sul, a partir de análise qualitativa de várias emoções presentes no processo de compra imobiliária, revela que as emoções que mais contribuem para gerar o processo de venda são a tranquilidade e o encantamento”, explica Tizi, reforçando que “encantamento” se tornou um conceito muito presente no mercado imobiliário nos últimos anos.

Segundo a especialista, o uso exacerbado está banalizando o conceito no segmento. “Encantamento é uma emoção complexa, que envolve um grau elevado de alegria e também uma surpresa positiva. Isso é, ter um prazer que você não esperava, ver utilidade em um produto que você não imaginava, aquela surpresa boa de algo a mais. Ou seja, não é algo simples de se proporcionar, é preciso saber encantar”, avalia.

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Waldir Chinasso, sócio fundador da Imóveis de Primeira (Crédito: Amanda Queiroz).

“O comportamento do consumidor está muito relacionado à emoção. A Tizi Weber nos apresentou as etapas da emoção do consumidor. Saber desse comportamento em um treinamento para o time de vendas é sair na frente, com diferencial competitivo no mercado. Entender o que o cliente quer é a razão que faz o corretor mostrar o produto certo. Nós buscamos sempre conquistar o corretor, que é o nosso primeiro cliente, trazendo produtos em regiões privilegiadas, assinados por grandes arquitetos, com diferenciais de planta. E o melhor, trazendo parcerias exclusivas com incentivos de comissionamento e premiações para quem bate as metas de vendas”, afirma Waldir Chinasso, sócio fundador da Imóveis de Primeira.