Setembro amarelo é tema de palestra na Masotti Curitiba

Por Melissa Mussi | assessoria@melissamussi.com.br

A psicóloga clínica Ily Luna abordou a conexão entre o espaço físico e a saúde mental em palestra na Masotti Curitiba, em homenagem ao Setembro Amarelo. Ela destacou como a arquitetura e o design de interiores podem influenciar positivamente o bem-estar emocional, com elementos como iluminação natural, cores suaves e a integração com a natureza sendo cruciais para a prevenção de distúrbios psíquicos como depressão e ansiedade.

Alcione Gomes, gerente da Masotti Curitiba, Ily Luna e Rogério Lemos, sócio proprietário da Masotti Curitiba. Crédito: Raquel Costa

Ily ressaltou que a disposição dos móveis e o layout dos ambientes também afetam o estresse e a sensação de controle, sugerindo que profissionais de arquitetura e decoração considerem esses fatores em seus projetos. A palestra trouxe à tona a importância de criar espaços que promovam o equilíbrio emocional, tornando-se ferramentas valiosas para a saúde mental.

Talk promovido pela Sierra Curitiba revela a importância da arte na criação de imóveis exclusivos e sofisticados

Na quinta-feira (12), a Sierra Curitiba foi palco de um talk sobre o papel da arte na valorização dos imóveis, com a participação da artista plástica Sila Lima e da diretora da Incorporações da Piemonte, Silvia Soares. Durante o evento, que marcou a abertura da exposição “Relevos”, Sila destacou como a arte transcende a estética, criando ambientes que elevam o espírito e enriquecem a experiência de quem os habita. Segundo ela, obras de arte transformam espaços, tornando-os únicos e exclusivos, agregando valor emocional e estético ao imóvel.

Sila Lima, Melissa Mussi, Silvia Soares e Giovanna do Carmo. Crédito: Katia Fugazza

Silvia Soares complementou a visão prática, destacando que a curadoria de arte em empreendimentos imobiliários atrai um público específico e valoriza o imóvel ao longo do tempo. Ela ressaltou que a escolha da arte adequada para cada perfil de público é essencial para criar uma experiência envolvente e memorável, transformando o ambiente em um diferencial no mercado.

Como o design de interiores transforma a experiência dos clientes?

Mercearia Avenida. Crédito Mauricio Frank

A criação de espaços com forte personalidade tem se destacado como uma tendência essencial no design de interiores e arquitetura de estabelecimentos comerciais, especialmente restaurantes e bares. André Henning, arquiteto de dois finalistas do Prêmio Bom Gourmet, destaca que projetos que vão além da estética e capturam a essência de uma marca são fundamentais para criar uma experiência imersiva. No caso da Olaria do Parque, a revitalização respeitou o patrimônio histórico e harmonizou o novo anexo com a natureza do Parque Barigui, proporcionando uma experiência completa aos visitantes.

Para o restaurante Mercearia Avenida, especializado em comida portuguesa, Henning trabalhou a identidade visual do espaço com elementos tradicionais, como os azulejos portugueses, para transmitir a sensação de um restaurante clássico. Além disso, ele ressalta que fatores como iluminação e escolha de materiais duráveis são essenciais para equilibrar funcionalidade e estética, especialmente em ambientes de alto tráfego. Para Henning, o sucesso de um projeto vai além da arquitetura, sendo o conjunto da experiência que garante o retorno dos clientes.