O Projeto Caçamba do Bem, idealizado e liderado pela designer de interiores Marília Bender Almeida, tem se consolidado como um dos principais esforços de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais no setor de arquitetura e design. A iniciativa, que surgiu em 2019, a partir da percepção da quantidade de material de boa qualidade descartado em obras, já impactou inúmeras famílias e instituições, além de contribuir significativamente para a redução do desperdício na construção civil.

A ideia do Caçamba do Bem nasceu do cotidiano de Marília, que, ao acompanhar reformas e construções, se deparava com o desperdício de materiais que poderiam ser reutilizados. “Comecei a avaliar as possibilidades de dar um destino a essas peças e aí surgiu a ideia de criar um projeto que conseguisse dar uma segunda chance para esses materiais,” explica a designer.

foto1-1
Marilia Bender Almeida, idealizadora do Caçamba do Bem. Crédito: Divulgação/Caçamba do Bem

Desde o seu início, o projeto tem obtido resultados impressionantes. Através de bazares, onde peças de material descartado são vendidas a preços acessíveis, com até 70% de desconto, o Caçamba do Bem já colaborou com seis instituições sociais, doando a mesma quantidade de peças vendidas. Até o momento, mais de 1.000 itens foram ressignificados e reutilizados, destacando a eficácia da iniciativa em transformar o que seria lixo em novos produtos.

O impacto do projeto não se limita apenas ao aspecto ambiental. Marília destaca que a iniciativa tem influenciado a economia do setor, oferecendo materiais de qualidade a preços reduzidos. “Com o nosso preço praticado, as pessoas conseguem ter acesso a produtos de ótima qualidade e ainda priorizar o consumo por uma peça já existente no mercado,” afirma.

A resposta positiva de consumidores, doadores e lojistas ao Caçamba do Bem tem sido um dos pilares de seu sucesso. O projeto contou com a parceria de diversas lojas no último Bazar, como Kinta, Bali Home, Ner Casa de Luz, Puppi Ceramiche e Rafinatto, que veem na iniciativa uma oportunidade de contribuir para a sustentabilidade e apoiar uma causa social.

foto2-1
Itens do Bazar Caçamba do Bem, realizado no mês de Agosto em Curitiba. Crédito: Divulgação / Caçamba do bem

Entre as muitas histórias emocionantes proporcionadas pelo projeto, Marília relembra um caso recente que a tocou profundamente. Uma pessoa ofereceu madeiras que pertenciam ao seu falecido pai, mas devido à falta de equipamentos para transformá-las, Marília inicialmente recusou a doação. No entanto, pouco depois, o Hospital San Julian solicitou ajuda para confeccionar um parque infantil. “Conectei as duas partes, e as madeiras foram diretamente doadas para o hospital, onde estão sendo transformadas no parquinho,” conta.

O Projeto Caçamba do Bem continua a crescer, e Marília já planeja novas expansões. O objetivo é ampliar ainda mais o alcance da iniciativa, garantindo que cada vez mais materiais descartados ou esquecidos em depósitos possam encontrar novos lares. “A ideia é tirar esse material da caçamba ou de um depósito e levar para a casa das pessoas,” destaca Marília.

Quanto ao próximo bazar em Curitiba, a data ainda não foi definida, mas as empresas interessadas em participar podem entrar em contato através dos canais do Instagram ou WhatsApp do projeto.

O Caçamba do Bem é a prova de como a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade podem se unir para transformar resíduos em oportunidades, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a comunidade. Marília Bender Almeida e seu projeto mostram que, com visão e determinação, é possível criar um impacto positivo e duradouro no mundo ao nosso redor.