E não é que as papetes estão na moda?

Larissa Jedyn, jornalista e consultora de imagem e estilo | ljedyn@gmail.com

Olha a papete colorida, com tiras mais finas, combinando com pantacourt e quimono ( Fotos: Reprodução/Instagram)

As papetes e suas primas ricas, as Birkenstock, ficaram muito tempo resignadas ao sportwear e aos momentos de descontração, vividos no calor discreto e exclusivo do seu lar. Muito provavelmente a pandemia, sempre ela, tirou do armário tudo que é confortável, botou pra jogo e transformou em tendência. É isso aí, papete é fashion, meus amores! Respirem, esqueçam seus preconceitos e coloquem seus pés para sambar nos chinelões.

Como quase tudo que nasceu ou fez sucesso nos anos 1980, as papetes são execradas por muitos. Antes de prosseguirmos na defesa do modelo, o detalhe histórico é que elas surgiram na Alemanha, no século 18, e, na época, eram feitas de materiais como cortiça e látex. E quem diria que elas voltariam como acessórios fashionistas, must have e capazes de atualizar o seu visual de um jeito descontraído? Para experimentar, tente os modelos um pouquinho mais delicados, ou coloridos ou com tachinhas, rebites, correntes e afins.

A dica para usar é lembrar que elas são pesadonas e tirar partido disso. Se tudo estiver leve demais no corpinho, pese nos pés. Ou reforce as propostas mais minimalistas e urbanas com esse calçado tão confortável quanto os tênis, mas muito mais livres. Se você é do tipo que gosta de usar chinelo em qualquer lugar, mas é julgada por isso, esse sapato tendência é um bom substituto. Isso porque ele tem as mesmas características de um chinelo, mas cheio de informação de moda.