Novo rosto da Zara tem 60+

Larissa Jedyn, jornalista e consultora de imagem e estilo | ljedyn@gmail.com

Fotos da nova campanha da Zara com a atriz Angela Molina (@zara Reprodução/Instagram)

Com longos cabelos grisalhos, pele com marcas do tempo e traços marcantes, a atriz espanhola Angela Molina, de 67 anos, é o rosto da nova campanha da Zara. A escolha da gigante da fast fashion espanhola tem a ver com o propósito de ter mais diversidade em seu casting e se posicionar na luta contra o etarismo.

Nas imagens da coleção Treze Peças, a atriz conhecida por participações em filmes como Esse Obscuro Objeto de Desejo e Carne Trêmula, de Pedro Almodóvar e vencedora honorária do prêmio Goya, aparece deslumbrante, forte, elegante com peças atemporais. Angela é considerada uma das mulheres mais elegantes da Espanha e um símbolo do envelhecimento natural sem procedimentos. Disse não estar interessada em se transformar e correr atrás de uma imagem inatingível.

Que importância tem isso? Uai, ver beleza onde existe. A todo tempo, em todo lugar, de todas as formas. A beleza é plural. O padrão é boçal. Quem não entender isso rapidão, vai ficar para trás e entrar, uma hora, num ciclo infeliz de não aceitação.

A juventude e a magreza, por exemplo, sem contar todas as outras convenções de beleza, já venderam muito. De tudo. O mercado já viu que não dá pra sobreviver desse sonho irreal. Somos todas maravilhosas, merecemos o melhor, vestir o que gostamos, termos produtos para a nossa pele e sermos representadas.

O que a Zara faz pode ser encarado como estratégia comercial? Sim, pode. Mas que seja e que venham outras marcas, mostrando essa diversidade e provando que todos os corpos e rostos são lindos, desejáveis, produtivos, capazes de amar e serem amados. Quem não entende isso, está fora da realidade, vai perder tempo e dinheiro.