Yoga contribui com o desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes

Ceres Battistelli | ceres@comunicore.com.br

Semana das crianças terá aula de yoga gratuita na Praça do Japão, em Curitiba e horários agendados na Soul Ashtanga Yoga para bebês, crianças e adolescentes

Não há dúvidas de que as crianças dos dias atuais estão nascendo e se desenvolvendo cada vez mais, ativas, inteligentes e conectadas a um mundo repleto de informações. Pensando nisso, muitos pais têm procurado atividades diferenciadas para estimular cada fase do crescimento dos pequenos, sejam eles, bebês, crianças ou adolescentes.

A prática de Yoga é uma atividade que tem se mostrado extremamente eficaz para a consciência corporal, trabalha os músculos e órgãos de todo o corpo; aumenta a flexibilidade, acalma e promove o relaxamento, auxilia na coordenação motora, equilíbrio e postura; estimula a concentração; reduz o estresse, ansiedade e o déficit de atenção e ajuda, até mesmo, a melhorar a amamentação.

É o que comprovou o estudo“Effect of Postpartum Yoga on Breastfeeding Self-Efficacy and Maternal Attachment in Primiparous Mothers”, publicado na Breastfeeding Medicine (2022). Segundo a pesquisa – realizada com 124 mulheres e seus bebês de 20 a 40 dias –   a prática de Yoga conjunta entre mãe e bebê melhora a amamentação e também o vínculo afetivo.  “Após a prática de yoga, houve um aumento estatisticamente significativo na autoeficácia da amamentação e melhora no apego materno do grupo experimental”, afirma a pesquisa 

A professora de Yoga infantil, Nanda Roveda, explica que o objetivo da prática com bebês e crianças, entre tantos, envolve estimular o foco, a concentração, ajudar a desenvolver o respeito com os colegas e com a própria criança, além de trazer coordenação motora e autoconhecimento. Tudo proporcionado de forma lúdica e divertida.  “Outra vantagem da Yoga neste mundo tão tecnológico e conectado, é estimular a criança a fazer essa transição do ambiente virtual para o mundo real de uma forma mais tranquila.

A yoga infantil também possibilita que os pequenos aprendam mais sobre eles mesmos e tenham, sozinhos, novas experiências e descobertas. Esta habilidade ajuda a desenvolver a autoestima, autonomia e o hábito do autocuidado”, reforça Nanda Roveda.

YOGA PARA CRIANÇAS EM CURITIBA

Em Curitiba, uma escola abriu turmas exclusivas para bebês, crianças e adolescentes (Teens). As aulas têm a capacidade máxima de 12 alunos e podem ser agendadas pelo site, de acordo com a disponibilidade dos pais.

Especialmente na Semana da Criança,  a escola Soul Ashtanga Yoga realizará horários extras no dia 10 de outubro, às 19h (Kids) e no dia 11 de outubro às 10h para bebês. Já as aulas Teens – para adolescentes e pré-adolescentes acontecem na quarta-feira (16), 17h.

A escola fornece tapetes para a prática e conta com piso aquecido para os dias de temperatura mais baixa. 

A professora Nanda Roveda também estará ministrando uma aula para bebês, gratuita, na Praça do Japão, na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 10 horas. As vagas já estão esgotadas, mas é uma oportunidade para os pais que quiserem conhecer como funciona a prática.

A atividade integra o cronograma de atividades educativas da Praça, localizada no bairro Batel, na capital paranaense, e celebra o Dia Das Crianças, comemorado no domingo (12). 

Nanda reforça que as aulas têm um enfoque e dinâmica diferente para cada um dos públicos, mas todas elas com resultados positivos constatados pelos pais.

“Com os bebês trabalhamos o afeto, a diversão e a possibilidade de eles estarem com crianças, ao mesmo tempo com crianças da mesma faixa etária e junto da sua mãe ou pai. Com as crianças maiorzinhas o  momento é divertido e lúdico, quando associamos, por exemplo, à técnicas de posturas que imitam os animais, o conhecimento corporal, além do desenvolvimento dos músculos motores. Já com os pré-adolescentes trabalhamos o respeito aos colegas de aula, valorizando qualidades e respeitando as limitações de cada um no que se refere ao corpo e a mente”, explica Nanda.   ” O Yoga é uma prática que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse em qualquer idade”, reforça

POSTURAS: VEJA AS PRINCIPAIS 

As posturas de yoga para crianças costumam ser as mesmas da prática para adultos, mas com uma abordagem diferenciada. O ideal é replicar as posições de yoga para iniciantes, embora com o passar do tempo e a prática regular, algumas crianças possam desenvolver habilidades suficientes para movimentos mais elaborados.

Devido à denominação de algumas posturas, como as que levam nomes de animais, as crianças já se sentem atraídas e estimuladas a praticar, naturalmente. 

Conheça algumas : 

1- Postura do cachorro olhando para baixo: com pés e mãos alinhados e fixos no chão, pernas e braços estendidos, o quadril é elevado.

2- Sequência de posturas do gato e da vaca: em uma posição ajoelhada e com as mãos no chão, braços estendidos, a criança curva o tronco olhando para baixo, e depois inverte essa posição, abrindo o peito e olhando para cima. Esses movimentos são alinhados à respiração.

3- Postura da borboleta: sentada no chão, a criança encosta as solas dos pés uma na outra, trazendo os calcanhares próximos ao corpo, enquanto realiza movimentos para cima e para baixo com os joelhos, “batendo as asinhas da borboleta”.

4- Postura da cobra: com o corpo deitado para baixo e alinhado, a criança levanta a cabeça enquanto vai esticando os braços, aos poucos, para sustentar a posição. Exercícios de respiração e meditação também são praticados nas aulas de yoga para crianças.

YOGA PARA CRIANÇAS

Data : 10/10 e 11/10

Horário: 10 horas – na Praça do Japão (vagas esgotadas)

Yoga Kids – 10/10 -(quinta-feira) – às 19hs – na Soul Ashtanga Yoga, localizada no Ecoville.

Yoga Baby – 11/10 – (sexta-feira)  às 10h – na Soul Ashtanga Yoga, localizada no Ecoville.

Yoga Teens – 16/10 – (quarta-feira) – às 17h – na Soul Ashtanga Yoga, localizada no Ecoville.