Olimpíada versus Olimpíadas: a tentativa de fazer o errado virar certo por causa dos sites de buscas

Flávio Ricco, com a colaboração de José Carlos Nery
Imagem Mascotes

(Imagem: Mascotes dos Jogos Olímpicos/reprodução)

Você, pelo menos uma vez na vida, já ouviu ou usou “quem nunca errou que atire a primeira pedra”, como justificativa a tomadas de posição que não foram as mais corretas.

Ou em outras ocasiões mais conhecidas ainda, “errar é humano” ou “ninguém erra de propósito”, esta que agora, lamento informar, tornou-se uma meia verdade.

Porque o certo é assim, aprendemos que é disputada, a cada quatro anos, uma Olimpíada em algum país do mundo, como vai começar a de Paris no próximo dia 26.

Poderíamos até dizer que os Jogos Olímpicos de Paris terão início no dia 26. As duas formas estão absolutamente exatas, em acordo com o que aprendemos na escola.

Só que as antigas lições estão dando lugar a maneiras como elas, incorretamente, são mais conhecidas nos sites de buscas. E como “Olimpíadas” é mais buscada que “Olimpíada”, alguns dos mais importantes órgãos de imprensa resolveram adotar essa grosseria e, não por acaso, as tantas “Olimpíadas de Paris”, escritas aos montes até em jornais muito sérios, que resolveram entrar no jogo e errar de propósito. Oportunismo barato e inconsequente, essa de querer fazer o errado virar o novo certo.

Por enquanto, que se saiba, é isso, resta torcer para que “mindigo”, “teje”, “vareia”, “mortandela” e tantas outras não tomem o mesmo caminho. Tirar proveito do que não deve é sempre lamentável.


TV Tudo

Retrocesso – 1

Copa América e Eurocopa em jogo, com a Globo dona das duas, muitas vezes até em sacrifício da sua programação, como será no decorrer desta semana.

E ainda com o Brasileirão, A e B, também em campo.

Retrocesso – 2

É claro que de alguma cabecinha premiada veio a ideia de se dar ao luxo de não ter comentarista de arbitragem participando diretamente das transmissões.

Três competições repletas de lances duvidosos e sem uma análise técnica de nada. Só narrador e comentarista dando palpite.

Aposta

O “Central Olímpica” será exibido diariamente na Globo após a novela “Renascer”. E, desde já, trata-se de uma interessante aposta em Fernanda Garay, que tanto brilhou como jogadora de vôlei.

Ao seu lado, o experiente Tadeu Schmidt. O programa será feito dos Estúdios Globo no Rio de Janeiro.

Bem feito

O quadro “E se fosse você?”, do Élcio Coronato no “Hoje em Dia”, veio acrescentar uma novidade das mais interessantes ao programa.

E está muito bem produzido. Ele testa a reação das pessoas diante de situações as mais diferentes. Às quartas-feiras.

(crédito: Antônio Chahestian/Record)

Nobres

Os atores Felipe Dutra (Harum), Francisco Leal (Asur), Paulo Camilo (Pasea), Flávio Leimig (Jabez), Gabriel Barreto (Isar), Rafael Munk (Zobeba) e Felipe Mafra (Efrata) surgirão como príncipes em A Emboscada – 12ª temporada de “Reis”.

Todos ligados ao núcleo da misteriosa Rainha, Cláudia Mauro.     

Convidado

O “Fofocalizando”, do SBT, continua apostando em Rico Melquiades como convidado. Não há ainda uma definição se irá seguir ou não no programa.

Até segunda ordem, o elenco fixo é formado por Leo Dias, Cariúcha, Gaby Cabrini e Gabriel Cartolano.

Fecha tudo

Tudo bem que essa coluna é de TV, mas o bom teatro sempre vai merecer um espaço muito especial.

Não tem o que, só dizer que ela está, de novo, um monstro com “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”. Emocionante.

Placar de momento

Apesar de outros candidatos terem procurado registrar a marca “Mania de Você”, apenas uma empresa, relacionada a comércio de confecções, está com o vínculo “em vigor” no site de propriedades.

No caso da Globo, que adotou a marca para sua próxima novela das nove, aparece na seguinte situação: “aguardando exame de mérito”.

(Gabz, protagonista de “Mania de Você”/ Divulgação)

Minuto de fama

A própria direção da Rede TV!, diante de provas irrefutáveis, isentou Geraldo Luís de qualquer responsabilidade no caso com a assistente de palco.

Como se trata de um caso interno, não haverá nenhuma manifestação pública sobre o assunto.

Praias diferentes

A Conspiração Filmes, na hora de vender o projeto “Praia dos Ossos” para a Warner, colocou na mesa os nomes de Marjorie Estiano e Emílio Dantas, superconhecidos da TV e cinema.

Daí, chama atenção o movimento da O2 Filmes, ao negociar a minissérie “Pssica” com a Netflix. Ninguém “badalado”. Lá estarão Domithila Catete, Lucas Galvino e Marleyda Soto, o que também não quer dizer que não mereçam ou não sejam talentosos.

Bate – Rebate

C´est fini

Setores da Globo admitem que há, de fato, uma carência muito grande de bons autores para atender as necessidades das suas novelas e séries do Globoplay.

Mais que possibilidade, já existe o desejo de se buscar novos e também trazer de volta alguns que saíram.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!