Anya Taylor Joy
(Anya Taylor Joy, estrela do filme Furiosa: Uma Saga Mad Max / Crédito Instagram)

Um pouco, até se admite, pode ser a concorrência mais forte que veio a existir, mas muito do enfraquecimento da TV paga nos últimos tempos se deve à insignificância da quase totalidade dos seus canais e o péssimo trabalho oferecido.

Algo também tão imprudente que acaba causando prejuízos aos poucos que trabalham direito, tanto que os números nunca foram tão pífios. Ou irrisórios, na maioria traço ou zero vírgula pouca coisa.

Considerando o histórico, em agosto de 2016 a soma de todos bateu 8,6 no PNT e ocupou a segunda audiência geral, depois da Globo, nas 24 horas.

Agora, em agosto de 2024, valendo-se dos mesmos critérios, fechou com 2,7. Como se vê, uma queda bem acentuada. A boa notícia, pelo menos, é que nos últimos três meses ficou em linha. Não subiu, mas também não caiu.

Tudo bem que, além da TV aberta, agora também tem o streaming e YouTube como fortes concorrentes, mas é inadmissível que em um menu com mais de 100 oferecimentos, só alguns poucos, entre jornalismo, esporte e entretenimento, se preocupem em ser buscados e proporcionar conteúdo de qualidade. A maioria é de uma insignificância absoluta. Difícil não apostar em perspectivas muito piores.


TV Tudo

Um destaque

“Renascer” pode não ter enchido os olhos como história, é verdade, daí a decepção de grande parte do público. Porém, não se pode negar que contou com boas interpretações.

Edvana Carvalho, Inácia, entre elas. Funcionou muito bem como guardião de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira). Hoje vai ao ar o último capítulo.

Caldeirão Com Mion
(Edvana Carvalho / Crédito Globo/ Manoella Mello)

Pensa comigo

Considero das mais positivas essa decisão da Globo em, aos poucos, contar novamente com os serviços de pessoas como Xuxa, Angélica e Fátima Bernardes, com foi a contratação da Eliana. Entre outras iniciativas.

É uma aposta na certeza. Todas têm público e são respeitadas. Só precisam de um bom programa.

Tá esquisito

Têm saído notícias do Geraldo Luís, falando em assédio moral e grosserias contra pessoas da produção do seu programa.

Difícil saber até que ponto, porém este não é o Geraldo a quem, há muitos anos, fui apresentado. O que eu conheço pode ter lá os seus defeitos – e quem não tem? -, mas mal-educado e assediador, ele nunca foi.

A propósito

Em se tratando de Rede TV! e sem querer aborrecimentos a ninguém, vi o “Companhia Certa”, do Ronnie Von na quarta-feira, recebendo Murilo Rosa como convidado.

O programa não tem nada demais e por isso mesmo ele é muito bom, porque só depende do encontro e da conversa de duas pessoas. TV sem floreado. Simplicidade na veia. Agora, o horário é ruim.

Guerreira

Laura Cardoso, 96 anos, integra o elenco do filme “Dona Rosinha”, média-metragem que fala sobre o abandono de pessoas idosas.

Toda a sua equipe técnica e artística 90% formada por mulheres e dirigida por Kk Araújo. Bianca Rinaldi, Natallia Rodrigues, Rafaela Puopolo e Sofia Fornazari também estão no elenco.

Laura-Cardoso-
(Bianca Rinaldi e Laura Cardoso/ arquivo pessoal)

Gozado isso

A Fórmula 1, de novo, na Globo a partir do ano que vem, já começa a estimular a imaginação de alguns e surgir diferentes elucubrações a respeito.

Entre as tantas, quem será o narrador responsável? Os nomes de Everaldo Marques e Galvão Bueno lideram as apostas. 

Falta oxigênio puro

Tantos acontecimentos desagradáveis, entre cancelamentos e maus resultados, fizeram baixar “o moral da tropa” na Band. Há um enorme desânimo em seus interiores, porque parece que nada está dando certo.

Numa hora dessas é que se exige um comando firme, que saiba atuar de forma conveniente e rapidamente mudar o panorama de tudo. Medidas mais que urgentes precisam ser tomadas, em todos os seus setores. Falta só alguém para tomar essa frente.

Não fui claro?

Ontem, em notas que falavam dos boatos da saída de Luciana Valério da direção comercial do SBT, houve quem interpretasse de maneira errada e entendesse que ela estaria deixando o cargo. Que ia mesmo mudar para os Estados Unidos. Não é nada disso.

Um mais um: a Luciana é e continua como número um do comercial do SBT, voltou da viagem aos Estados Unidos e reassume hoje as suas funções. Precisa ser mais claro?

Segura aí

Falou-se no desejo de realizar algumas gravações na casa da Virgínia Fonseca e Zé Felipe, em Goiânia, para exibição nos próximos programas dela, aos sábados.

No entanto, a informação que chega é que isso não vai acontecer. Pelo menos não com a equipe ou à custa do SBT.

Música

Segundo a Connectmix Company, sobre monitoramento de fonogramas, Simone Mendes liderou o Top 10 das mais tocadas em agosto, com “Dois Tristes”.

“Haverá Sinais”, com Jorge e Matheus/Lauana Prado, e “Chorosa”, do Guilherme e Benuto estão logo atrás. Com base nesses rankings, TVs, como a Globo, montam seus especiais de fim de ano.   

Bate – Rebate

  • No capricho, Rede TV! produziu uma chamada acima dos padrões para o jogo da NFL, Philadelphia Eagles e Green BayPackers…
  • … O jogo é hoje, com transmissão a partir das 20 horas, direto da Neo Química Arena…
  • … E com direito a show da Anitta no intervalo.
  • Quanto à escalação de “Vale Tudo”, a Globo já tem vários nomes fechados…
  • … Faltam ainda ser definidos alguns protagonistas, mas a intenção, quanto a isso, é pisar mais forte no acelerador com a estreia de “Mania de Você”.
  • Reginaldo Leme, mesmo com a Fórmula 1 fora de lá, vai continuar na Band.
  • “Largados e Pelados – A Tribo”, em sua temporada mais extrema, estreia domingo no Max.
  • Não é por nada, mas até pelos bons serviços prestados, o SBT está em falta com o “The Noite”…
  • … Passou muito da hora do programa receber investimentos e ter a possibilidade de promover mudanças.
  • No encerramento da pré-estreia de “Silvio”, quarta-feira em São Paulo, Rodrigo Faro foi aplaudido de pé pelos presentes à sessão. O longa entra em cartaz dia 12.

C´est fini

O repórter Leandro Stoliar estará neste domingo, a partir das 17h, promovendo sessão de autógrafos do livro “Dossiê Venezuela” na Bienal de São Paulo – Distrito Anhembi, em Santana.  

Era para ser uma reportagem especial sobre a “caixa-preta do BNDES”, para o Jornal da Record. No entanto, terminou em prisão para Stoliar e Gilson Fredy. Dois jornalistas presos pela ditadura de Nicolás Maduro. “Dossié” conta em detalhes as trinta horas de tortura psicológica, medos e incertezas do encarceramento dos brasileiros.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!