Arquivo/ABr

Todo mundo que trabalha com documentos digitais, sejam eles escritos ou imagens, acaba se deparando com arquivos PDF.

Por um lado, arquivos desse tipo permitem preservar alta qualidade de imagem e legibilidade imaculada. Por outro, dependem de programas específicos para ler, editar e criar documentos, e isso nem sempre é gratuito ou simples.

Em suma, encontrar um bom programa para editar PDF nem sempre é uma tarefa tão simples quanto deveria ser…

Portanto, este artigo analisa brevemente 6 das melhores opções no mercado. Cada uma tem funcionalidades e custos-benefícios específicos, que serão detalhados a seguir. Continue lendo para se informar!

PDFelement
A primeira opção desta lista se destaca entre as demais opções, sendo exposta com prioridade. PDFelement é um programa desenvolvido para atender a diversos tipos de máquinas, valendo-se de uma abordagem abrangente e funcional.

Esse software da Wondershare roda em computadores Mac e Windows de diferentes versões, celulares iOS e Android, e traz um grande leque de funções PDF, além de editar PDF:

Criação de documentos
Paginação
Diagramação
Criação de formulários
Bloqueio e desbloqueio de arquivos por senha
Leitura de caracteres OCR
Entre muitos outras

Além dessa grande variedade de opções, é um programa que permite exportar, converter e abrir arquivos de diferentes extensões, tais como Excel, epub, Word, RTF, HTML, Pages.

O programa tem interface intuitiva e pode ser utilizado tanto em versão online quanto offline – neste caso, baixando-o no site da desenvolvedora. Também oferece um breve período de uso gratuito para testes. De longe, é o programa com o maior custo-benefício para editar arquivo PDF.

Adobe Acrobat
O Adobe Acrobat Reader é um dos mais completos programas para lidar com arquivos PDF. Certamente, é o mais popular e o mais tradicional deles.

A principal desvantagem do Acrobat Reader é seu preço. A Adobe foi a criadora do formato PDF e, portanto, é a empresa que há mais tempo oferece serviços para trabalhar com esse tipo de arquivo.

Se ontem a Adobe detinha vantagem clara, hoje há competidores com produtos tão completos quanto seu editor de PDFs, e que cobram valores inferiores – como PDFelement, por exemplo.

Do ponto de vista da funcionalidade, Acrobat é muito completo: traz ferramentas de criação de documento, permite editar PDF para Word, dividir e compor arquivos, fazer leitura ótica de caracteres em imagens, diagramar documentos, e muito mais.

Essa pode ser uma opção especialmente interessante de editor de PDF para usuários familiarizados com outros programas da Adobe. No entanto, não é o programa para editar PDF com o maior custo-benefício do mercado.

Foxit
A Foxit é a empresa desenvolvedora do PhantomPDF, que é um dos editores de PDF mais populares do mercado.

O PhantomPDF é direcionado especificamente para usuários de Windows e tem uma abordagem menos intuitiva que o PDFelement, mas bastante didática: oferece vídeos e tutoriais para obter os melhores resultados possíveis com o programa.

Embora não permita acrescentar “rich media” aos arquivos, PhantomPDF traz consigo todas as principais funcionalidades para quem precisa editar documento PDF:

Criar documentos
Modificar PDFs
Dividir documentos
Importar e exportar arquivos
Entre outras funções

Com uma interface similar aos programas do Windows 365 (conhecido até recentemente como “pacote Office”), PhantomPDF não é a alternativa mais completa para quem necessita um editor PDF, mas também não é das piores.

NitroPDF
NitroPDF é um serviço pago de editar arquivo PDF, com algumas das principais ferramentas que um leitor do tipo oferece, como:

Criar documentos
Anotar arquivos
Editar conteúdo e paginação
Leitura OCR (9 idiomas)

Além de trazer boas funcionalidades, uma das vantagens do NitroPDF é um preço mais baixo em comparação com opções custosas como o Adobe Acrobat.
Porém, o custo-benefício do NitroPDF é comprometido por algumas sentidas ausências de funções – por exemplo oferecer modelos para formulários.

O otimizador de arquivos também não é tão bom quanto o do Acrobat e o de outros programas do ramo – não suporta formato epub, por exemplo. Os ícones e a organização do NitroPDF são sensivelmente diferentes daqueles do PDFelement e do Acrobat, podendo ser bem-recebida ou estranhada pelo usuário, a depender do gosto.

Outra desvantagem dos produtos da Nitro Software, como o NitroPDF, é que eles são especificamente direcionados a usuários de Windows, excluindo pessoas que utilizam sistemas Mac e Linux.

Sejda
O principal ativo do Sejda como editor de PDF é a integração com serviços de trabalho online: Ele pode ser utilizado sem baixar, diretamente numa plataforma em nuvem, na qual dá para importar arquivos do Google Drive e Dropbox facilmente.

Sejda também está disponível para download, para quem prefere trabalhar sem a necessidade de se conectar a uma nuvem de dados. Há versões para Mac, Linux e Windows e um aplicativo para celular.

Com uma tabela de preços um tanto exótica, Sejda oferece alguns planos para uso pago irrestrito e a opção gratuita – na qual é possível salvar apenas três vezes a cada hora os trabalhos que se edita.

O visual do programa é limpo e ele é razoavelmente intuitivo. Não é o programa mais completo de sua classe. Não oferece a leitura OCR, de caracteres existentes em imagem, por exemplo – uma das ferramentas mais úteis num leitor e editor PDF.

Porém, ele cumpre algumas funções básicas: cria documentos, preenche e cria formulários, permite editar arquivos, adicionar e retirar imagens, entre outras.

Conclusão
Adquirir um bom editor PDF exige alguma análise, mas felizmente não é uma escolha muito complicada de se fazer. Comparando os melhores programas do gênero, conclui-se que PDFelement é o mais completo e barato serviço de edição de PDF.

Já que é impossível editar PDF no Word, é melhor escolher a opção mais vantajosa e usufruir de um serviço de boa qualidade. Afinal de contas, trabalhar com arquivos digitalizados passa pelo uso diário de um bom editor de PDF.