SÃO PAULO, SP – Bryan Cranston, vencedor do Globo de Ouro de melhor ator em série de drama neste ano por seu papel em “Breaking Bad”, venceu o prêmio Tony de melhor ator em peça por sua atuação em “All the Way”. No espetáculo, ele interpreta o presidente americano Lyndon B. Johnson no período em que assume a Casa Branca após assassinato de John F. Kennedy, em 1963.
A cerimônia do Tony, prêmio mais importante do teatro americano, está sendo realizada na noite neste domingo (8). A atriz Audra McDonald ganhou o primeiro prêmio grande da noite, o de melhor atriz em uma peça, por seu papel em “Lady Day at Emerson’s Bar & Grill”. O espetáculo, que recebeu duas indicações, conta a história da cantora de jazz Billie Holiday (1915-1959) por meio de suas canções. Foi o sexto prêmio Tony da carreira de McDonald.
O ator Mark Rylance levou o prêmio de melhor ator coadjuvante em uma peça por “Twelfth Night”. O espetáculo, conhecido como “Noite de Reis” no Brasil, conta a história de um duque que elabora um plano para conquistar a personagem Olivia, que não o ama. É a terceira vez que Rylance fatura um Tony: ele foi premiado anteriormente em 2008 e 2011.
Sophie Okonedo, de “A Raisin in the Sun”, venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante em uma peça.
Já o prêmio de melhor atriz coadjuvante em um musical ficou com Lena Hall, por “Hedwig and the Angry Inch”, “revival” da peça que estreou em 1998. O espetáculo, que recebeu oito indicações, tem como protagonista uma cantora transgênero de uma banda de rock, interpretada por Neil Patrick Harris (o Barney da série “How I Met Your Mother”).
Entre os homens, o prêmio de coadjuvante em musical ficou com James Monroe Iglehart, por “Aladdin”. Adaptação do filme homônimo da Disney de 1992, a peça apresenta as músicas da trilha sonora original, vencedora do oscar, e canções inéditas.
A peça “A Gentleman’s Guide to Love & Murder”, adaptação do filme “As Oito Vítimas” (1949), ganhou o prêmio de roteiro em musical. O espetáculo recebeu dez indicações, incluindo para melhor musical, melhor direção e melhor ator principal com dois concorrentes: Jefferson Mays e Bryce Pinkham. A peça conta a história de Monty Navarro, um homem que descobre ser o nono na fila para uma herança e resolve eliminar um a um seus concorrentes.
O espetáculo também levou o prêmio de direção em musical, com Darko Tresnjak, e melhor figurino em musical. Já o troféu de melhor direção em peça ficou com Kenny Leon, por “A Raisin in the Sun”. “The Bridges of Madison County” ganhou o prêmio de trilha sonora. “Twelfth Night” levou o prêmio de melhor figurino em peça.
“After Midnight”, espetáculo que celebra os anos de Duke Ellington no Cotton Club, famoso clube do Harlem, de Nova York, ganhou o prêmio de coreografia.