Milton Nascimento conta no Ensaio que tinha medo de Elis Regina

A reapresentação do programa acontece nesta quarta-feira

Redação Bem Paraná

Reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da música popular brasileira, Milton Nascimento é recebido por Fernando Faro no Ensaio, da TV Cultura. A reapresentação do programa acontece nesta quarta-feira (3/2), às 23h.

Nascido no Rio de Janeiro, filho de Maria do Carmo Nascimento, uma empregada doméstica, Milton foi adotado por um casal cuja mãe era professora de música e o pai dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, onde se tornou mais mineiro que carioca.

No Ensaio, Milton relembra histórias em que viveu ao lado da amiga e também cantora Elis Regina, conhecida pelos mais íntimos como Pimentinha, tamanho o temperamento forte da artista. Milton disse que tinha medo dela: “eu tinha tanto medo da Elis, que só fui dizer a ela que havia gostado de sua gravação da música Canção do Sal (Milton Nascimento) uns seis anos após o lançamento”.

Milton conta ainda sobre sua primeira viagem aos Estados Unidos e de suas andanças por Nova York. Lembra que Agostinho dos Santos – cantor e compositor brasileiro cujo maior sucesso foram as canções Manhã de Carnaval e Felicidade, do filme Orfeu Negro –, ao ouvi-lo cantar em um bar, disse: “Daqui em diante te levo para todos os lugares comigo”. Milton se recusou a participar de alguns festivais indicados por Agostinho, mas este não desistiu. Inscreveu três músicas do compositor no Festival Internacional da Canção, sem que Milton soubesse. Dentre elas estavam Travessia, música em parceria com Fernando Brant, e que conquistou o segundo lugar no festival e deu visibilidade nacional ao artista, sendo uma das músicas mais conhecidas do seu repertório.

No roteiro musical do programa, clássicos da MPB na voz de Milton, como Nos Bailes da Vida, Caxangá, Caçador de Mim, Maria, Maria, Paula e Bebeto, Encontros e Despedidas, entre outras.