Um salão de beleza dentro de um container

Sustentável, de fácil operação e móvel, estrutura serve para vários tipos de negócios

Por Ana Ehlert

Na onda da sustentabilidade, os containeres surgem como uma das grandes tendências para receber novos empreendimentos. No exterior, marcas como Lacoste e Diesel já apostaram em lojas containeres. Em Curitiba, Madero e Atlético Paranaense também embarcaram nesta novidade. E fica ainda na capital paranaense, o primeiro salão de beleza do Brasil a usar um container como espaço adaptado para abrigar um espaço de beleza. As lojas container são uma tendência, mas fomos os primeiros a propor o uso do espaço para criar um salão de beleza sustentável, conta a sócia-proprietária da master franquia Pocket Beauty, Juliana Jabs.

A primeira loja da marca, aberta em setembro de 2013, fica no bairro Água Verde, em Curitiba. Usa quatro containeres e oferece serviços de cabeleireiro, manicure, depilação, estética e um bistrô. Como o foco é a sustentabilidade, o salão mantém políticas de uso de água e energia.

A ideia de criar a franquia veio depois de 10 anos de trabalho em consultoria na área de salões de beleza e nasceu do desafio de montar um salão sustentável, proposto para a mostra Beauty Fair, a maior feira especializada no segmento. Eles recorreram ao uso de contêineres para a estrutura física e todos os itens necessários ao funcionamento seguem o conceito de sustentabilidade – água, iluminação, revestimentos, produtos e treinamento dos profissionais.

Com previsão de abertura de mais duas lojas, uma em Cajamar, interior de São Paulo, e outra e Arapiraca, Alagoas, a marca oferece três modelos de salão, com uso de um a três containeres de 30 m2 cada um. O investimento inicial e a taxa de franquia variam de R$ 199 mil a R$ 399 mil, com níveis de faturamento a partir de R$ 70 mil por mês, na menor unidade, até R$ 180 mil, na maior. Os valores incluem a obra completa, instalada, com decoração, equipamentos e sistema operacional instalado, além do treinamento e suporte para a contratação da equipe. Além da expansão do negócio das franquias, Juliana conta que para o próximo ano a Pocket Beauty pretende lançar a marca de produtos de beleza Pocket Beauty. Entre os produtos que a marca pretende licenciar estão xampus, condicionares e finalizadores, como pomadas e sprays.

MODALIDADES DIFERENTES DE LOJA
Para quem está interessado na ideia, as empresas Container Ecology Store e Container S.A. são empresas que oferecem negócios nesta modalidade. Fundado em 2008, o grupo Container Ecology foi a primeira rede de franquias multimarcas de moda no mundo. Atualmente, a rede tem 40 lojas no Brasil e no exterior. Para atender a demanda do mercado, o grupo criou a Box Container, que é uma empresa focada em soluções para todos os tipos de negócios em containers, desde casas, lojas, restaurantes a todas as soluções possíveis. A empresa dando seguimento na expansão dos seus negócios criou suas marcas de moda adulta que são: Container Denim, Container Trip, Container Eco, Maison Container e marcas de moda infantil: Fred Krai e Princess Container. A empresa oferece várias modalidades de negócios. Os valores de investimento vão de R$ 129 mil a R$ 287 mil, dependendo do tamanho da loja.

A Container S.A. trabalha com a locação e venda de containeres para soluções que vão desde casas, lojas, escritórios a espaços de entretenimento. Os valores são de acordo com as especificações dos projetos. Mais informações no www.containersa.com.br