A Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) pede aos veranistas que fiquem atentos aos horários de coleta de lixo no litoral do Paraná. Em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná 45 caminhões estão nas ruas recolhendo o lixo diariamente nas regiões centrais e, nos bairros mais afastados, a coleta é feita em dias alternados (dia sim – dia não).

O Governo do Estado investiu R$ 4,7 milhões para garantir a coleta de lixo no litoral durante a temporada de verão. A contratação da empresa responsável pelo recolhimento de lixo foi feita por meio de pregão eletrônico em novembro. “Estamos orientando os veranistas para que retirem o lixo para fora das suas casas sempre no período da noite, garantindo o recolhimento no outro dia – seja pela manha ou à tarde. A coleta de lixo é feita diariamente a partir das seis da manha até o momento em que tiver um setor aonde ainda não houve coleta. Muitas vezes em um único ponto o recolhimento pode ser feito até três vezes no mesmo dia. Enquanto os caminhões encontrarem lixo estarão recolhendo”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, referindo-se às regiões centrais dos balneários com maior numero de veranistas.

O coordenador da Operação Verão pela Suderhsa, Everton de Souza, disse que não existe um horário certo para o caminhão passar e que os moradores devem prestar atenção em um dos horários de recolhimento para posteriormente calcularem a próxima coleta no seu bairro.

“Assim como funciona em Curitiba, por exemplo, a coleta no litoral é feita no decorrer do dia. No balneário de Nereidas, em Guaratuba – um pouco mais afastado, a coleta é alternada podendo ocorrer pela manha ou à tarde”, detalhou Everton. Em bairros afastados como Nereidas em Guaratuba a coleta acontece alternada “Da mesma forma ocorre em Pontal do Paraná, que é um município extenso com 23 quilômetros. O lado da estrada voltado para o mar tem o recolhimento de lixo diariamente já o lado que fica acima da estrada e oposto ao mar a coleta é feita de forma alternada.

Nos municípios de Antonina e Morretes a Secretaria do Meio Ambiente está dando apoio às prefeituras com a oferta de um caminhão para cada município. Para a coleta de lixo na Ilha do Mel foram contratados 25 agentes ambientais que estão reforçando o recolhimento nas praias de Brasília e Encantadas.

Equipe – Todo este trabalho está sendo executado por mais de 400 pessoas, entre apoio técnico e operacional, contratados pela Suderhsa para promover a coleta de lixo nos seis municípios do litoral. Dos 47 caminhões estão nas ruas para recolher o lixo, 24 caminhões são compactadores – que fazem a coleta nas residências, 20 caminhões fazem o suporte da limpeza e varrição das vias publicas e praias e outros três caminhões baú são responsáveis pela coleta seletiva do lixo (materiais recicláveis).

Coleta seletiva – Para a coleta seletiva o IAP, responsável pelo Programa “Nossa Praia é limpeza”, que promove a coleta de lixo reciclável com apoio de dois caminhões e 581 agentes ambientais (catadores) em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba informa aos veranistas que os horários de coleta são semelhantes ao do lixo orgânico.

“Os caminhos passam nas regiões centrais às seis da manhã e em balneários mais distantes em dias alternados às nove horas da manhã. Aconselhamos a população para que coloquem os lixos orgânicos e recicláveis em sacos de cores diferentes. Caso não haja esta possibilidade, pedimos que coloquem o lixo reciclável no chão e o orgânico nas lixeiras”, explicou a coordenadora do Programa “Nossa Praia é Limpeza”, Adriana Ferreira.

Lixeiras – Para estimular a limpeza das praias, estão sendo instaladas 150 lixeiras de concreto e outras 150 lixeiras de praia nos balneários onde há maior circulação de turistas. Na temporada passada a Suderhsa já havia instalado 360 lixeiras na orla paranaense.

Nas tendas espalhadas pelos balneários, que indicam a qualidade da água para banho, estudantes estão orientando veranistas sobre a coleta seletiva de lixo e distribuindo sacolas plásticas biodegradáveis.

Balanço – Desde o dia 19 de dezembro, quando a Secretaria iniciou a coleta de lixo na operação “Viva o Verão 2006-2007”, até o dia primeiro de janeiro, foram recolhidos 2,6 mil toneladas de resíduos para destinação correta. Outras 30 toneladas de lixo reciclável vem sendo recolhidas diariamente, sendo 10 toneladas pelos caminhões baú e outras 20 toneladas por 581 agentes ambientais que participam do Programa “Nossa Praia é Limpeza”- coordenado pelo IAP.